Em 2015, somente cerca de um em cada 150 carros vendidos nos Estados Unidos tinha uma tomada e uma bateria. Mas a adoção em massa dos veículos elétricos está a caminhoe vai chegar muito antes do que as pessoas imaginam.
O motivo, em parte, é que veículos elétricos são dispositivos e mudanças tecnológicas em dispositivos são rápidas.
Um grande salto está nas baterias. Um veículo elétrico típico hoje custa US$ 30 mil nos EUA e tem uma autonomia de, no máximo, 160 quilômetros por carga. Dentro de um ano, os veículos vão poder percorrer o dobro desta distância e custar apenas um pouco mais.
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A montadora Tesla Motors Inc. é a portaestandarte, prometendo o Model 3, um veículo concebido para atrair as massas a um preço de US$ 35 mil, sem incentivos, e uma autonomia de mais de 320 quilômetros. Em comparação, o preço de um carro novo típico nos EUA hoje gira em torno de US$ 33 mil.
A concorrência entre veículos elétricos e híbridos será acirrada e acabará derrubando os preços finais.
Carros elétricos e híbridos irão chegar mais rápido do que o previsto para o Brasil 2019
Mas a Tela está longe de ser a única. No fim do ano, a Chevrolet lança o Bolt EV por US$ 37.500. Ele também terá autonomia de mais de 320 quilômetros, que parece ser a nova meta das fabricantes para acabar com “a fobia do alcance” medo de o veículo ficar sem energia no caminho de potenciais compradores de carros elétricos.
E isso é apenas o começo. Pasquale Romano, diretorpresidente da ChargePoint Inc., a maior fabricante mundial de estações de carga para carros elétricos, diz que trabalha e conversa com a maioria das montadoras. “Temos visto planos internos para simplesmente eletrificar tudo”, diz ele.
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